cft

SEGREDOS para conquistar a vaga de dev sem experiência

Acelerar na jornada de formação como desenvolvedor e alcançar os objetivos de forma mais acertiva.


user

Douglas A B Novato

2 years ago | 3 min read

Para esse momento onde ainda não há experiência é importante utilizar a internet para construir essa experiência e demonstrar os resultados dos seus estudos.

Criar um perfil no Linkedin e completar toda a sua conta publicando diariamente, fazendo recomendações, comentando em postagens, enviando mensagens no direct, seguir empresas e recrutadores, se conectar a outros profissionais que estejam alinhados a sua carreira.

No Github, construir projetos e compartilhar em repositórios demonstrando seus códigos a partir de treinamentos, códigos de testes e exercícios para dominar o que estiver aprendendo.

Os projetos que podem ser hospedados para serem usados por amigos ou até mesmo, fazer projetos para solucionar problemas para cenários reais.

Mesmo que no início, temos o que ensinar e por isso, é uma estratégia interessante compartilhar conteúdos em textos ou em vídeos ou áudios. O objetivo é criar conteúdo para ensinar com pequenas pílulas.

Aplicar-se a vagas que estejam alinhadas a stack que estiver se preparando e cuidando para analisar e aperfeiçoar as habilidades de apresentação, explicação de códigos, analisar cenários técnicos e propor soluções e saber se comportar em entrevistas e dinâmicas.

Esses pontos citados acima devem estar na sua rotina diária. Ou seja, organizar-se para fazer todos os dias esses itens. É preferível fazer vinte minutos durante trinta dias do que cinco horas em um único dia.

Utilize os tempos vagos para fazer testes de código, candidatar-se em vagas, assistir a treinamentos, copiar e escrever código para praticar e fazer resumos para reforçar os conteúdos.

O meu objetivo é abordar cenários sob perspectivas de o que fazer e também o que não fazer nessa jornada de aperfeiçoar habilidades técnicas e comportamentais de desenvolvedor.

Existe motivos que tornam impossível sua missão de aprender a programar. Estar com dificuldade com o fundamento de raciocínio lógico te colocará em enrrascadas logo no início das tarefas que você enfrentará.

Não sair do modo Ctrl + C e Ctrl + V. Todo início de estudos de programação inicia por copiar código. Mas trata-se de um processo de evolução e ir para o próximo passo de entender o que está fazendo será determinante com o progresso na sua jornada.

No primeiro contato com um determinado tema, temos a tendência de viciar no ciclo de aprendizado passivo, onde ficamos assistimos vídeos ou ouvindo áudios ou ler textos. Fugir desse ciclo para um método de aprendizado ativo onde pode ser feito anotando em tópicos com perguntas e ao terminar fazer recuperações por memória desse conteúdo a partir das perguntas.

Para esses três pontos, acredito que pode ser acelerado o tempo de conclusão com uma estratégia de consumir o conteúdo teórico de forma ativa, fazer questões, fazer exercícios de código e terminar um mini projeto que aborde todo o fundamento.

E essas quatro etapas forma um protocolo de aprendizado que deve ser aplicado a cada tópico estudado.

O quarto ponto que deve ser evitado é escolher a forma errada de aprender. Assumir estratégias de consumir muitos conteúdos diferentes reiniciando, sem progredir para itens de mais profundidade, mudar a didática toda semana sem dar tempo para dominar e ajustar a habilidade de aprender algo novo e não seguir sequência lógica de conteúdos.

E o quinto ponto de vista que quebra todo esforço de aprender algo e se tornar bom é não ter consistência. E isso acontece por não ter cronograma de estudos, estudar somente quando sobra tempo e exercitar pouco o que estudar.

Se iniciasse hoje

Aprender a aprender é uma habilidade que quando dominada abre uma infinidade para sua vida. E depois da primeira linguagem de programação as próximas são aprendidas com mais facilidade. Já escutamos isso de pessoas que aprenderam mais idiomas.

O primeiro ponto é para se dedicar entre uma e duas horas por dia. Então, desenvolver vários sites em html e css para praticar com código. Nesse ponto, esse vários pode ser dez. Seguindo para o javascript para dominar os fundamentos de lógica de programação.

Fechado esse nó de conteúdos, entendo que vamos para um segundo nível, onde voltaremos aos sites que criamos no item dois para dar dinamismo com os fundamentos do javascript.

Agora, com o objetivo de controlar suas versões de códigos com o git e compartilhar seus repositórios e gerir as tarefas no github.

Iniciamos uma habilidade avançada aprendendo um framework que no nosso caso é aprender os fundamentos do react para trabalhar com aplicações frontend web.

E a última tarefa a ser realizada é cuidar das conexões e construir uma identidade visual profissional com github com os códigos e estratégias de projetos adotadas, um perfil no Linkedin para construir networking, interagir com recrutadores de tecnologias e com outros desenvolvedores com as mesmos stacks, se candidatar a vinte vagas diariamente para aprender a passar em processos seletivos.

A mensagem é não se abalar pelos NÃOs. Já falei isso em outros trechos mas acredito que toda as vezes que falamos sobre conquistar é importante reforçar. Para cada não, avaliar e aperfeiçoar as habilidades para avançar nos objetivos.

Upvote


user
Created by

Douglas A B Novato

Frontend Developer with javascript and reactjs


people
Post

Upvote

Downvote

Comment

Bookmark

Share


Related Articles